Residência da família Shimabukuro - Anos 1950

1950


Raríssimos registros da residência da família Shimabukuro ao longo da década de 1950. Essa construção ficava na avenida Tiradentes esquina com a então avenida Novo Mundo, atual Papa João XXIII. O terreno hoje é ocupado pelo McDonald's. 

A segunda imagem mostra Geni e Genko Shimabukuro, além de Alice Mitie e Marisa. 

Genko Shimabukuro veio da província de Okinawa, no Japão, quando passou a trabalhar em lavouras de café no estado de São Paulo. No ano de 1953 adquiriu um sítio em Maringá e para cá se mudou a fim de iniciar o plantio do "ouro verde".

Após uma forte geada ocorrida no final da década de 1950, Shimabukuro trocou o seu terreno rural por outro localizado na avenida São Paulo esquina com a avenida Brasil e fundou a Casa Econômica em 1960. A loja vendia calçados, camisas e chapéus. Em novembro de 1966, a Casa Econômica se tornou a Loja Genko. Em junho de 1969, a empresa inaugurou sua primeira filial, a Shima Calçados.

Após muitas tratativas, Genko autorizou a venda do terreno de sua casa na avenida Tiradentes, onde foi inaugurado o McDonald's em novembro de 1992. 

Genko Shimabukuro foi sepultado no dia 31 de maio de 2011, aos 89 anos. Apesar de grande empresário e praticar atos de filantropia, raramente participava de eventos.

Fonte: O Diário do Norte do Paraná / Acervo Maringá Histórica / Revista Maringá Ilustrada - Maio de 1972 / Contribuição de Morimassa Miyazato - More / Acervo Família Shimabukuro. 

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.