Sedes da CTNP/CMNP

1940


Segundo depoimentos e a documentação disponível, a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), que em 1951 teve sua razão alterada para Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), manteve três endereços em Maringá. 

O primeiro deles teria funcionado em algum ponto do núcleo embrionário da cidade, região que a partir de 1947 passou a ser conhecida como "Maringá Velho". Alguns defendem que a colonizadora, nessa fase pioneira, operou de improviso junto ao Hotel Campestre, que ficou popularmente conhecido como Hotel Maringá, na área hoje denominada como "fim da picada". 

Com o lançamento do novo projeto urbano, mais a leste dessa área, a Companhia construiu uma sede à altura do empreendimento, a qual é mostrada na primeira foto. Trata-se da unidade que funcionou na avenida Brasil ao lado da praça Raposo Tavares. Ao fundo se vê a residência de seu gerente na cidade, o suíço Alfredo Werner Nyffeler. 

Em algum momento ainda no final da década de 1940, a colonizadora optou por construir uma nova sede, em área que ocuparia quase um quarteirão. O espaço contemplou escritórios, garagens, pátio, almoxarifado, enfim. O local escolhido para essa finalidade foi o lote entre as avenidas Duque de Caxias e Tamandaré e a então rua Bandeirantes, hoje Joubert de Carvalho.


A segunda imagem detalha a local da terceira sede da CMNP longo dos anos 1960. 

Fonte: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.