Nova diretoria da Santa Casa de Maringá - 1966

1966


A nova diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Maringá foi eleita em fevereiro de 1966.

Em assembleia presidida pelo bispo diocesano Dom Jaime Luiz Coelho, que passou a ocupar o cargo de chanceler na entidade, tomou posse como presidente, Anníbal Bianchini da Rocha; o irmão Acácio Schnur ficou como vice-presidente; Antonio Augusto de Assis assumiu como 1º secretário; o cargo de 2º secretário ficou sob responsabilidade do irmão Eduardo Roessler; Emílio Germani atuou como 1º ecônomo; o irmão Geraldo Mehlig ficou como 2º ecônomo; o advogado Adriano José Valente ficou como procurador. Os membros vogais ficaram assim estabelecidos: padre Osvaldo Rambo, Carlos Antonio Asinelli, Joaquim Dutra, Ermelindo Bolfer, Ardinal Ribas, William Castelleins, Conrado Momenson e Ubiraja de Araújo Pismel. 

A história da Santa Casa de Misericórdia de Maringá começa na Alemanha. Durante uma viagem a terras germânicas, Dom Geraldo de Proença Sigaud, então Bispo da Diocese de Jacarezinho, solicitou aos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora para virem a Maringá. Os padres que tinham formação em enfermagem e experiência na assistência social, identificaram uma oportunidade de estender o trabalho sacro nas terras de além mar e aceitaram o convite. Chegaram por aqui no ano de 1953 e passaram a residir na Zona 8, onde fica hoje o Noviciado São Luiz Gonzaga. Ali mesmo realizaram os primeiros atendimentos à população carente. Depois deslocaram-se para a rua Neo Alves Martins, nº. 490, e se instalaram num galpão que havia sido utilizado como espaço de eventos. O primeiro nome foi dado de Ambulatório Nossa Senhora de Fátima.

No ano seguinte, em 1954, foi  fundada a Sociedade Civil e Beneficente Santa Casa de Misericórdia de Maringá, com direção do bispo de Jacarezinho. Foi ali na Santa Casa que, em 1955, foi realizada a primeira cirurgia médica em solo maringaense.

Fontes: Folha do Norte do Paraná de 10 de fevereiro de 1966 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.