Avenida Franklin Delano Roosevelt em Maringá - Paraná

1962

Com texto de Marco Antonio Deprá

A Avenida Franklin Delano Roosevelt é uma das mais importantes vias da zona norte da cidade de Maringá.


Imagem Google: Localização da Avenida Franklin Delano Roosevelt (em amarelo), situada ao sul do Contorno Norte (em laranja).

A Avenida Franklin Delano Roosevelt (em amarelo), tem início na Avenida Morangueira (8), e término na Rua Pioneiro José Américo (1), via esta situada na margem esquerda do Córrego Guaiapó (2), na divisa com o município de Sarandi. Cruza toda a região nordeste da cidade de Maringá passando por importantes avenidas que ligam os bairros periféricos no sentido norte-sul até a Avenida Colombo (9) e a região central de Maringá: Avenidas Guaiapó (3); Tuiuti (4); e Pedro Taques (7). A avenida também passa por dois cursos d´água: Córrego Osório (5); e Ribeirão Morangueira (6)

O primeiro trecho da Avenida Franklin Delano Roosevelt a ser implantado foi o que passa entre o Jardim Alvorada – Parte 2 e Chácaras Alvorada, dois loteamentos aprovados pela prefeitura em 01/11/1962. Este trecho inicial começa na Avenida Morangueira e termina na Rua Colômbia, situada na margem esquerda do Ribeirão Morangueira.


Imagem Google: O primeiro trecho da Avenida Franklin Delano Roosevelt (em amarelo) é ladeado pelo Jardim Alvorada – Parte 2 (verde) e pelo loteamento Chácaras Alvorada (azul). Tem início na Avenida Morangueira (1), cruza a Avenida Pedro Taques (2) e termina na Rua Colômbia (3). Neste trecho da avenida há cinco praças: Praça Pioneiro Galileu Rigolin (4); Praça Professor Ary de Lima (5); Praça Professora Ester Gonçalves Josepetti (6); Praça Maestro Aniceto Matti (7); e Praça da Independência (8).

A avenida foi denominada pela empresa que empreendeu o Jardim Alvorada – Parte 2, em homenagem ao 32º presidente dos Estados Unidos da América, que governou aquele país de 04/03/1933 até seu falecimento, em 12/04/1945. 


A Praça da Independência também foi denominada pela empresa que empreendeu o Jardim Alvorada – Parte 2.

Já Praça Professor Ary de Lima foi denominada através do Decreto Municipal nº 139, de 14/08/1978 e está situada no cruzamento das avenidas Pedro Taques e Franklin Delano Roosevelt. E Praça Maestro Aniceto Matti foi denominada pelo Decreto Municipal nº 138, de 14/08/1978, e está localizada no cruzamento das avenidas Lucílio de Held e Franklin Delano Roosevelt. Os dois decretos homenageiam os autores do Hino a Maringá.

A Praça Pioneiro Galileu Rigolin, localizada no cruzamento da Rua Visconde de Mauá e Avenida Franklin Delano Roosevelt, foi denominada através da Lei nº 2175, de 11/05/1987. Antes este logradouro era denominado Praça das Indústrias.

A Praça Professora Ester Gonçalves Josepetti, localizada na confluência da Avenida Vital Brasil com a Avenida Franklin Delano Roosevelt foi denominada através da Lei nº 2.675, de 19/06/1990.

Em 21/01/1993, decorridos mais de trinta anos da implantação do primeiro trecho, a prefeitura autorizou a implantação do Conjunto Residencial Requião, ocasião em que foi aberto o segundo trecho da Avenida Franklin Delano Roosevelt.


Imagem Google: O segundo trecho da Avenida Franklin Delano Roosevelt, em amarelo, começa na Avenida Guaiapó (1) e atravessa todo o Conjunto Habitacional Requião (verde). Na época em que o loteamento foi implantado, foi reservada uma faixa de terras para a construção do futuro Contorno Norte (laranja) que seria inaugurado oficialmente somente em 10/01/2014, vinte e um anos depois da implantação do conjunto habitacional.

Poucos meses depois, a prefeitura autorizou a implantação do Jardim São Francisco, localizado na margem direita do Ribeirão Morangueira. O alvará que autorizou o loteamento foi emitido em 28/12/1993.


Imagem Google: O Jardim São Francisco (azul) foi implantado em área vizinha ao Parque Residencial Tuiuti (verde), loteamento autorizado pela prefeitura em 20/12/1983 e cuja área se estendia desde a Avenida Guaiapó (1) e cruzava a Avenida Tuiuti (2). A Avenida Franklin Delano Roosevelt (amarelo) foi implantada nesta região em dois trechos: o primeiro entre a Rua Rio Taperoá (3) e a Rua Rio Madeira (4); e o segundo entre a Rua Rio Japuratuba (6) e a Rua Rio São Francisco (7), na margem direita do Ribeirão Morangueira (8). Nota-se que o Córrego Osório (5) não foi transposto pela avenida. Por muitos anos a avenida, nestes dois trechos contava apenas com uma pista asfaltada.

Dois anos depois, a prefeitura autorizou a implantação do Conjunto Residencial Guaiapó. O alvará autorizando o loteamento foi expedido em 26/06/1995.


Imagem Google: O Conjunto Residencial Guaiapó (azul), situado ao lado do Conjunto Habitacional Requião (verde), está localizado na margem esquerda do Córrego Guaiapó (1), que forma a divisa entre os municípios de Maringá e Sarandi. O trecho final da Avenida Franklin Delano Roosevelt (amarelo) começa na Praça Vereador Miguel de Oliveira (3) e termina na Rua Pioneiro José Américo (2).

A Praça Vereador Miguel de Oliveira foi denominada através da Lei nº 5132, de 21/06/2000.

O último loteamento a ser implantado ao longo da Avenida Franklin Delano Roosevelt foi aprovado pela prefeitura em 04/02/2000. Trata-se do Conjunto Village Blue.


Imagem Google: O Conjunto Village Blue (verde) é cortado pela Avenida Franklin Delano Roosevelt (amarelo), desde a Avenida Guaiapó (1), passando pela Avenida Tuiuti (2) até a Rua Rio Taperoá (3).

Os dois últimos trechos da Avenida Franklin Delano Roosevelt foram implantados em 2015, durante a gestão do prefeito Roberto Pupin, que autorizou as obras de pavimentação asfáltica e a implantação de galerias de águas pluviais, pontes e de sinalização viária para a duplicação da avenida e transposição do Córrego Osório e do Ribeirão Morangueira. Esta obra já havia sido autorizada pela Câmara Municipal de Maringá através da Lei nº 4985, de 03/01/2000, quinze anos antes de sua efetiva realização.


Imagem Google: Os dois últimos trechos da Avenida Franklin Delano Roosevelt (em amarelo) foram implantados para transpor o Córrego Osório (2), entre a Rua Rio Madeira (1) e a Rua Rio Japuratuba (3) e o Ribeirão Morangueira (5), entre a Rua Rio São Francisco (4) e a Rua Colômbia (6). A obra permitiu a interligação do Jardim Alvorada – Parte 2 ao Jardim São Francisco.

Desta forma a partir de 2015 toda a Avenida Franklin Delano Roosevelt estava inteiramente duplicada e aberta ao tráfego de veículos nos dois sentidos, desde a Avenida Morangueira até a Rua Pioneiro José Américo, perfazendo um percurso de aproximadamente 5.894 metros. Seu processo de formação começou em 1962 e foi concluído em 2015, perfazendo um período de 53 anos.


Imagem Google: Em amarelo todo o traçado da Avenida Franklin Delano Roosevelt com todos os loteamentos, avenidas e cursos d´água pelos quais a via passa.

Fontes: acervo e texto de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.