Interior do Bar Colúmbia - 1958

1958


Registro do interior do Bar Colúmbia, possivelmente, em 1958.

De propriedade do empresário Américo Dias Ferraz, o projeto do prédio do Bar Colúmbia foi elaborado pelo engenheiro Carlos Alcântara Rosa, da Construtora Cruzeiro do Sul. O estabelecimento ficava na avenida Getúlio Vargas.

Américo, que foi eleito prefeito no final de 1956, teria construído o estabelecimento para concorrer com o bar do Grande Hotel Maringá e com a sede social do Aero Clube de Maringá. Ou seja, era uma espécie de afronta a ambientes frequentados pela elite local. A tese pode ser verídica, afinal, em 1957, Américo foi recusado como sócio do Maringá Clube e, assim, tratou de articular a constituição do Country Clube de Maringá, que foi fundado no ano seguinte.

Vale ressaltar que o Painel do Café, elaborado pelo ateliê de Waldemar Moral, e hoje um patrimônio tombado pelo município, foi instalado no fundo desse estabelecimento, conforme a imagem atesta. O painel foi restaurado, extraído e reinstalado no interior do Teatro Calil Haddad. 

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.