Planta e obras do Parque de Exposições - Início dos anos 1970

1970


Durante a gestão do prefeito Adriano José Valente (1969-1973), um espaço adequado para instalar o parque de exposições de Maringá foi desenvolvido pelo Escritório Técnico de Planejamento, o ETEPLAN. O local selecionado foi uma grande área às margens da avenida Colombo, na saída para Sarandi. 


Desse modo, em 1972 surgiu a EXPOFEMA (Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Maringá). No ano de 1974, em sua terceira edição, o evento passou a se chamar EXPOINGÁ. Tradicionalmente, desde sua primeira realização, sempre foi organizada no mês de maio.

Quem tinha incumbência de estruturar o evento até 1979 era a Prefeitura Municipal de Maringá. Desse período em diante, sob a concessão de comodato de 20 anos por parte do então prefeito João Paulino Vieira da Silva (Lei n.º 1380/80), o Parque de Exposições ficou sob a responsabilidade da recém-fundada (1979) Sociedade Rural de Maringá. Instituição que também passou a realizar a EXPOINGÁ. 

Quanto ao espaço público, o Parque de Exposições teve três nomes ao longo de sua história: Haroldo Leon Peres, Emílio Garrastazu Médici e Francisco Feio Ribeiro. Clique AQUI para saber mais sobre suas nomeações. Quanto a história da EXPOINGÁ, confira um vídeo que produzimos AQUI

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.