Cafeeira Santo Antônio - Década de 1980

1980

A imagem data, possivelmente, da década de 1980. Nela vemos a fachada da Cafeeira Santo Antônio, onde ficava o escritório. 

Localizada na avenida Mauá, próximo a avenida Tuiuti, esse empreendimento foi construído em 1949. A Cafeeira Santo Antônio, além de estruturas em alvenaria, também mantinha diversas edificações em peroba, especialmente suas tulhas e depósitos. 

O primeiro nome dessa beneficiadora foi Máquina de Café Sampaio e Jubilei. Em 1965, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná adquiriu suas estruturas, seguindo com as atividades até os anos 1980. Na década seguinte, suas operações foram paralisadas. 

Naquele período, uma de suas tulhas foi desmontada e mantida sob a guarda da COCAMAR, até que fosse transferida para a Unicesumar, quando foi reconstruída para abrigar parte do Museu Unicesumar História de Maringá, que foi inaugurado em 2011. No entanto, o restante da máquina de café foi demolida em 2004.

Em seu livro, Terra Crua, o advogado Jorge Ferreira Duque Estrada relata que se tornou proprietário de uma máquina de café ao lado do Posto Villanova (de Inocente Villanova Jr.). Acompanhe o trecho na íntegra:

"Com Ignácio Morais Teixeira organizei uma compradora de café em coco. Adquirimos a primeira máquina de beneficiar café que aqui se construiu, localizada logo na entrada da cidade, ao lado do Posto Villanova. Foram seus construtores os irmãos Constantino, originários da Rússia."

Ao que tudo indica, trata-se do mesmo empreendimento. Afinal, não havia outra beneficiadora de café naquela localidade, conforme a imagem do final dos anos 1940 pode atestar:

Fonte: Acervo CMNP / Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica / Livro - Terra Crua, de Jorge Ferreira Duque Estrada. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.