Instalação da cruz em Iguatemi - 1959

1959

Iguatemi iniciou sua relação administrativa com Maringá em 1947, quando a Lei Estadual nº 2 provocou a emancipação política de diversas localidades. Elevado a município, Mandaguari passou a contar com os seguintes distritos: Marialva, Paranavaí e Maringá. 

O então distrito de Maringá tinha a segunda maior área dentre os demais. Afinal, manteve vários patrimônios vinculados a si: Água Boa; Atalaia; Cruzeiro do Sul; Doutor Camargo; Floraí; Floresta; Floriano; Inajá; Ivatuba; Jardim Olinda; Mandaguaçu (Vila Guaíra); Marilá; Nova Esperança (Capelinha); Ourizona; Paiçandu; Paranacity; Paranapoema; Presidente Castelo Branco (Iroí); São Jorge do Ivaí (São Jorge); Uniflor; além de Iguatemi. 

O distrito de Maringá foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual n.º 790, de 14/11/1951. Necessário ressaltar que a mesma lei criou o distrito de Floriano, que passou a pertencer ao novo município. 

Naquela fase, pelo município de Maringá, além do distrito Sede e do distrito de Floriano, havia diversos patrimônios, ou seja, pequenas povoações urbanas em estágio embrionário: Iguatemi; Paiçandu; Marilá; Água Boa; Floresta; Ivatuba; e Doutor Camargo.

Quanto a Iguatemi, o sua ocupação teria iniciado em 1945, fruto do extenso projeto de colonização desenvolvido pela Companhia de Terras Norte do Paraná. Durante muitos anos, o local foi ponto de parada daqueles que vinham de Londrina rumo ao "norte novíssimo" do estado. 

O nome do distrito vem do Tupi-Guarani, onde significa "lagoa esverdeada". No entanto, esse nome também pode ter outro significado: "fonte de pequenas águas".

Em 1949, foi inaugurada e primeira capela, toda em madeira, no espaço onde hoje localiza-se a Paróquia Santa Rosa de Lima. A sua cruz foi instalada em 1959, segundo os raros registros.


Ao lado da Igreja, localiza-se o Colégio Estadual Rui Barbosa, inaugurado em 1958, e que é considerado, até hoje, uma das mais antigas instituições de ensino ainda em funcionamento no município de Maringá.

Fontes: Acervo e contribuição de Fernando Bento / Contribuições de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.