Posse da 1ª diretoria do CODEM - 1997

1997

Em 1993, por meio de reuniões na ACIM, grandes lideranças empresariais decidiram convidar representantes de todas as entidades, públicas e privadas, com a finalidade de discutir o futuro da cidade e as possíveis soluções para que continuássemos a se desenvolver. 

O primeiro desafio era unir a comunidade em prol dessa causa. Com isso surgiu o Movimento Repensando Maringá. Durando entre 1994 e 1996, reuniu mais de cem lideranças empresariais, associações, sindicatos, igrejas, clubes de serviço, instituições de ensino superior, representantes do sistema S e do poder público. 

Por fim, os objetivos do Movimento Repensando Maringá foram concluídos com a entrega de um projeto de lei à Câmara Municipal de Maringá, visando a constituição de um conselho de desenvolvimento econômico. Esse órgão serviria como um fórum permanente composto por voluntários, com a função de auxiliar o gestor público na melhor tomada de decisões em prol do desenvolvimento da cidade. Além disso, esse conselho também atuaria como um guardião das diretrizes definidas pela agenda “Maringá 2020”. 

Por unanimidade, foi aprovada a Lei Municipal nº 4.275/96, que criou o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, o CODEM, composto por plenário e diversas Câmaras Técnicas. 




Com o engajamento da comunidade maringaense e o aval de lideranças políticas locais, em maio de 1997 aconteceu a posse dos conselheiros e das câmaras técnicas do CODEM, no teatro Calil Haddad. A data foi escolhida a dedo: o cinquentenário da cidade.

Aquele evento contou com a presença de aproximadamente mil pessoas. O governador Jaime Lerner era uma delas. Durante sua fala, Lerner destacou que gostaria que todas as cidades do Paraná e do Brasil seguissem o exemplo associativista de Maringá. Na mesma noite, o governador assinou um protocolo de intenções para transformar em Zona Especial de Processamento Aduaneiro, ZPA, a Estação Aduaneira de Maringá, onde estava instalado o Porto Seco na época. 

Era a primeira movimentação articulada pelo recém-criado CODEM. 

Fontes: Acervo CODEM / Centro de Documentação Luiz Carlos Masson / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.