Seminaristas de Maringá - 1966

1966

Uma das principais realizações do primeiro bispo diocesano de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, foi a criação de um seminário no norte novo do Paraná. Sendo um ponto estratégico de uma região que crescia vertiginosamente, Maringá tornou-se, mais do que rápido, um centro de formação de líderes espirituais católicos para toda a região. 

A pedra fundamental do seminário foi lançada junto com a da catedral, em 1958, pouco mais de um ano após a instalação da diocese. Ao contrário da Catedral, que tinha um projeto arrojado, o seminário possuía uma arquitetura mais simples, o que lhe permitiu ser construído de maneira modular. 

Inaugurado em 1962, no dia 24 de março (dia da chegada de Dom Jaime a Maringá em 1957), com missa solene presidida pelo bispo, o seminário ainda passaria por diversas ampliações. A primeira delas ocorreu em 1964, quando o edifício ganhou um novo pavimento, inaugurado em 1968. 

A imagem, de 1966, mostra um grupo de mais de 50 rapazes que faziam sua formação para serem ministros da fé católica. Chama a atenção o imenso cálice litúrgico, que se trata, na verdade, de um reservatório de água. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.