A Jardineira Generosa do Colégio Santa Cruz - Década de 1960

1960

Em 1952, a Congregação das Irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna recebeu o convite, entregue pelo Padre José Antônio Roldan, para que elas se incumbissem de fundar uma instituição educacional na cidade de Maringá, apelo feito pelo então bispo diocesano da cidade de Jacarezinho, Dom Geraldo de Proença Sigaud.

O Colégio Santa Cruz, fundado como  Ginásio Santa Cruz  em 1953, desde o início foi administrado pelas irmãs Carmelitas, pertencentes à Ordem do Carmo, iniciada no século XIX com a aparição de Maria, mãe de Jesus, no Monte Carmelo em Israel. 

O educandário é um dos primeiros da cidade a oferecer  serviço particular pago. A educação de excelência ofertava, recorrentemente, passeios e visitas. A ordem religiosa possuía um ônibus que frequentemente  transportava os estudantes da instituição. O ônibus, conhecido como Jardineira, tinha o inusitado apelido de Generosa, sendo a Jardineira Generosa o transporte oficial dos alunos. 

Na imagem, possivelmente da década de 1960, é possível ver  o veículo. Na lateral vê-se  o letreiro “Irmãs Carmelitas”. Na porta entreaberta está  uma religiosa, a Irmã Genoveva, vestindo o hábito característico da ordem. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Colégio Santa Cruz (On-line)


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.