Shopping Avenida Center - 1989

1989

No final dos anos 1980, um grupo de jovens investidores vislumbrou na aquisição de um grande barracão a oportunidade para inovar o comércio varejista de Maringá. Os empreendedores Adelino, Braga, Sforni e Domingos Bertoncello, proprietários da Ingá Empreendimentos Imobiliários, foram responsáveis pelo loteamento de diversos bairros da cidade, além da construção de edificações, inclusive, em outros estados.

O espaço selecionado para a implantação de um shopping center foi o antigo Centro de Abastecimento de Maringá e Região (Ceamar), que havia sido criado em 1971 para preencher a lacuna existente no ramo de gêneros alimentícios. Localizado na confluência das avenidas São Paulo com a Mauá, a partir de 1975 o espaço foi ocupado pelo Horto Mercado, que era mantido pela Cobal/Ceasa.

Com o desenvolvimento do município, a região central passou a não comportar o movimento do tráfego pesado de caminhões. Em 15 de agosto de 1987, o Mercado Atacadista de Maringá foi inaugurado na saída para Campo Mourão. Local para onde suas atividades foram transferidas. 


Desenlace inaugural do Shopping Avenida Center, em novembro de 1989. Da esquerda para a direita: o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Governo do Paraná, Paulo Roberto Pereira de Souza (ex-reitor da UEM), Domingos Bertoncello e o prefeito Ricardo Barros 

O ambiente, anteriormente utilizado para a venda de alimentos, foi inteiramente reformado e deu espaço ao primeiro shopping da cidade, que foi inaugurado em 10 de novembro de 1989. Sob iniciativa do grupo Ingá Empreendimentos, o Shopping Avenida Center ocupou uma área bem menor em relação ao espaço atual e seria considerado o único do gênero até o início da década seguinte.


Galpão ocupado, a partir de 1975, pelo Horto Mercado (imagem de cima) e que, em 1989, passou a abrigar o Shopping Avenida Center, que aparece em construção (imagem de baixo)

Fonte: Acervo Avenida Center / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.