Operários da Sanbra - Década de 1980

1980


Registro de três funcionários da Sanbra, possivelmente, ao longo da década de 1980. A imagem foi feita próximo da entrada principal da indústria, na avenida Colombo - ao fundo é possível identificar o portal com a sigla da empresa. 

Ao centro está João Maria e, à esquerda, aparece o senhor Lázaro. À direita está Antônio Milton Pacheco. Eles atuaram no setor elétrico da Sanbra, sendo responsáveis pela montagem e manutenção de seus motores. Foram 30 anos dedicados à indústria. 

Em 1º de março de 1962, a Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro S.A. (SANBRA) foi inaugurada em Maringá. Trata-se de uma das primeiras indústrias de capital estrangeiro a se instalar na cidade.

A empresa argentina ocupou uma área de 123.496 m². Funcionou, inicialmente, como um entreposto de compra. Seus produtos básicos eram o óleo bruto e o farelo. Depois, os artigos processados passaram a ser algodão, mamona e amendoim. A soja entrou somente no final em 1969.

A Sanbra encerrou as atividades em 1993 e parte de seu poder acionário foi adquirido pela Ceval Alimentos. Depois, a Bunge Alimentos se tornou a majoritária. Em maio de 2005, a Bunge transferiu as instalações da Zona 10 para a avenida Melvin Jones, no Parque Industrial Bandeirantes.

O espaço que foi ocupado pela Sanbra foi adquirido por um empresário local.

Fontes: acervo e contribuições de Cris Rosana / Acervo Maringá Histórica / Contribuição de Andreia Cristine Pacheco.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.