A primeira policial de trânsito de Maringá munida de moto - 1987

1987


No dia 14 de abril de 1987, policiais femininas começaram a atuar na fiscalização do trânsito com motocicletas, em Maringá. Segundo o então tenente Abelardo José da Cruz, do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), a ideia de se colocar mulheres para atuar no setor era antiga, mas que não foi possível realizá-la antes pela falta de veículos. 

Considerada de atuação exemplar, a PM Osmarina Moreira, na época com 25 anos, foi a primeira escolhida para desempenhar a função munida de uma moto. Além de seu currículo, Moreira vinha atuando na corporação desde 1984. 


Importante salientar que as mulheres da polícia feminina de Maringá haviam ingressado na escola de formação de soldados no dia 15 de outubro de 1983. Em 1987, o 4º BPM possuía 33 mulheres, sendo uma sargento, duas cabos e 30 soldados. Na PM do Paraná, as mulheres tiveram espaço a partir de abril de 1977. 

Em matéria de 15 de abril de 1987, a PM Osmarina Moreira prestou uma interessante declaração acerca de sua função: "Achei emocionante e diferente. Percebi que o poder é bem maior com uma moto e mais que isso: notei que tanto homem como a mulher podem ser da mesma forma respeitados e vistos, desde que deem aos dois a mesma oportunidade de mostrar desempenho". 

Fontes: Acervo 4º BPM / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.