Desfile cívico na avenida Brasil no Maringá Novo - 1949

1949

Maringá tem duas datas oficiais que marcam o seu surgimento. O 10 de maio de 1947 marca o início das vendas de lotes no Maringá Novo por parte da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná e o ano de 1952, quando se efetivou sua emancipação em virtude da Lei 790/1951, assinada pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto. Ambos os anos figuram no brasão oficial do município. 

Ainda que não fosse um município independente, estando ligado à Mandaguari, Maringá não ficava atrás nas questões de ordem cívica, visto que a Companhia promoveu os eventos cívicos como parte da estratégia de marketing e consolidação do empreendimento. 

A imagem mostra o desfile de celebração da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1949, na avenida Brasil, no Maringá Novo. 

Vê-se um grupo de estudantes, meninas em sua maioria, usando roupas claras, carregando bandeiras do Brasil, conduzidas pelas professoras e professores. Meninos munidos de tambores marcham à frente. A população margeia a avenida de terra na calçada igualmente de terra. Há poucas construções em alvenaria. 

E você, já participou de algum desfile cívico em Maringá? Deixe um comentário contando sua experiência. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.