Trabalhador assiste a Esquadrilha da Fumaça - 1957

1957


O décimo aniversário de Maringá foi um evento muito badalado. Além dos festejos cívicos, um show de acrobacias da Esquadrilha da Fumaça, organizado pela Força Aérea Brasileira, era a atração principal. 

O evento terminou em tragédia quando um dos aviões chocou a asa em um poste de madeira de 12 metros de altura erguido na praça Raposo Tavares. O avião caiu e explodiu nas imediações do pátio da ferrovia, vitimando piloto e copiloto. 

Na imagem, vemos um trabalhador em cima de um caminhão, assistindo de longe os aviões no céu. A imagem é emblemática e muito representativa de Maringá, onde muitas vezes aquele que produz a riqueza, mediante o suor do rosto, não tem acesso às benesses  que essa riqueza produz. 

O trabalhador, não identificado, veste um short curto e um chapéu, e mais nada. O tempo de distração, furtado do empregador, configura o lazer momentâneo de uma classe nem sempre valorizada por essas terras, a classe operária. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.