Passeio pelo Horto Florestal - Década de 1950

1950


Instalado às margens da então avenida Independência, o Horto Florestal foi implantado pela Companhia de Terras Norte do Paraná na virada da década de 1940 para os anos 1950. 

De propriedade particular, o equipamento ambiental foi concebido por recomendação de Luiz Teixeira Mendes, engenheiro agrônomo que foi trazido de São Paulo com a finalidade de desenvolver o paisagismo em Maringá e demais cidades da região. Contratado por seu parente, Hermann Moraes Barros, membro do alto escalão da colonizadora, que mudou seu nome para Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, em 1951, Mendes desenvolveu a ideia que tinha o objetivo de ser convertida em um instituto para a botânica regional, servindo as cidades com mudas e sementes de espécies que ali eram cultivadas. 


Com a morte de Luiz Teixeira Mendes, tanto a avenida quando o horto receberam seu nome como homenagem em 1958. 

Pela beleza do espaço, o Horto Florestal acabou aberto para a população como um atrativo turístico. Além de trilhas e paisagismo, um lago ainda compunha o seu interior. As imagens dão noção de como era o espaço. 

No portal de entrada uma frase de Teixeira Mendes gerava reflexão aos visitantes: "Plantar árvores boas é uma das formas mais expressivas de servir à pátria e à humanidade". 


Fontes: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.