Avenida Brasil e residência de Alfredo Nyffeler - Anos 1980

1980


Possivelmente, a imagem foi feita no alvorecer da década de 1980. 

O registro mostra parte da avenida Brasil, com seu estacionamento transversal, popularmente chamado de "espinha de peixe". Essa benfeitoria foi executada durante a gestão do prefeito Luiz Moreira de Carvalho, e teve o objetivo de potencializar o número de vagas pela artéria comercial da cidade. 

À direita aparece o Edifício Maringá. Situado na avenida Brasil esquina com a avenida Duque de Caxias, trata-se de um dos primeiros a ser edificado em Maringá. E, ao centro está o ponto mais significativo da imagem, a casa de madeira que foi construída para servir de residência ao gerente da então Companhia de Terras Norte do Paraná, Alfredo Werner Nyffeler. 

A casa ficou no local entre 1947 e 1982, quando foi doada à Universidade Estadual de Maringá pela, agora, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Ela foi desmontada e reinstalada no campus da instituição, servindo de sede para o Museu Bacia do Paraná. 

No detalhe é possível ver que a residência do suíço Alfredo Nyffeler tinha grande terreno e era cercada por bela jardinagem. Bem ao fundo aparece parte do prédio da clínica de Waldyr Coutinho, estrutura que anteriormente serviu como Esplanada Hotel.

Fontes: Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.