Comício de Plínio Salgado em Maringá - 1955

1955

Plínio Salgado, nascido em São Bento do Sapucaí em 22 de janeiro de 1895, foi um escritor, jornalista, poeta, historiador, teólogo e político conservador brasileiro. Ele fundou e liderou a Ação Integralista Brasileira (AIB), partido nacionalista católico de extrema-direita inspirado nos princípios do movimento fascista italiano. 

Inicialmente um adepto da ditadura de Getúlio Vargas, foi mais tarde preso e obrigado a se exilar em Portugal, acusado de promover levantes contra o governo. Após retornar ao Brasil, lançou o Partido de Representação Popular (PRP), por onde se candidatou à presidência da República no pleito de 1955, quando esteve por Maringá e um grande comício foi realizado na praça Raposo Tavares, conforme registrado na fotografia. Na oportunidade, obteve 8,28% dos votos. O vencedor da eleição foi o mineiro Juscelino Kubitschek, com 35,68% dos votos. 

Naquele ano, Plínio Salgado esteve em Maringá também para batizar a filha de seu correligionário, Ney Marcotti Marzuco. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.