Fazenda Maringá e seus caminhos

1940

Com texto de Marco Antonio Deprá

A Fazenda Maringá tinha diversos caminhos de acesso, porém os dois principais eram através da Estrada Morangueira e da futura Avenida Colombo. Já ouvi relatos que também havia acesso pela Estrada Guaiapó.

Em minha opinião, o principal acesso à Fazenda Maringá se dava pela Estrada Morangueira através das atuais Rua Marechal Cândido Rondon e Avenida São Domingos.

Donaldi Serra, um amigo ex-funcionário do Banco do Brasil já falecido que chegou a Maringá em dezembro de 1951 e que morava na Rua Marechal Cândido Rondon, relatou que o trânsito de pessoas e veículos rumo à fazenda era intenso e que no final dessa rua havia uma porteira da fazenda, onde hoje é a Sanepar. Possivelmente os funcionários da fazenda usavam este caminho para fazer suas compras em estabelecimentos comerciais situados na antiga Vila Morangueira, hoje denominada Vila Santo Antônio.

Outro acesso, secundário, se dava por um carreador também reto que começava no campo de beisebol da Socema, na Avenida Colombo, e terminava na colônia de casas dos funcionários da fazenda.

Na imagem acima, vê-se que havia construções em ambas as margens do Ribeirão Morangueira, porém a maioria das casas da fazenda ficava na margem direita do ribeirão.

A atual Rua Bandeirantes (em verde) tem um traçado ligeiramente diferente do carreador reto (em vermelho).

Será que atualmente ainda existem construções daquela época na região? A imagem também nos mostra que a Avenida Pedro Taques estava traçada até um pouco além da Avenida Colombo. A exemplo da Avenida Tuiuti, a Pedro Taques foi uma via que foi sendo construída através dos tempos com a expansão urbana da cidade.

Fonte: texto elaborado em 14 de abril de 2021 / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.