Parque de diversões na praça Raposo Tavares - Década de 1950

1950


A imagem data do início da década de 1950. Possivelmente, o registro foi produzido a partir do alto da Casa Nickel, onde ficavam algumas salas comerciais que eram ocupadas pelo advogado Ivan Neves Pedrosa e pelo dentista e fotógrafo amador Laércio Nickel Ferreira Lopes. Logo, há uma boa chance de ele ser o autor desta foto. 

A avenida Brasil aparece na base. Pelo canteiro central, paralelepípedos se amontoam para serem instalados pela via com o objetivo de reduzir a poeira e a lama. Aliás, ao que tudo indica, uma forte chuva havia causado estragos em parte da avenida ao formar enormes poças de lama. 

Naquele período, diversos estabelecimentos de diversão circulavam pelas cidades da região. Ao centro da imagem, na praça Raposo Tavares, um destes empreendimentos chama a atenção. Além de barracas e alguns brinquedos mecânicos, uma grande roda-gigante se destaca. 

Na primeira gestão do Município, que se deu entre 1952 e 1956, houve embates entre a Prefeitura e a classe empresarial, a qual discordava da carga tributária imposta pelo prefeito Inocente Villanova Junior. Um dos segmentos que obteve uma concessão especial por intermédio da Câmara de Vereadores foi o de diversões. Ao invés de cobrar 10% sobre a venda ingressos, os empresários deste ramo passaram a recolher o valor fixo do imposto municipal. Naquele período, a concessão também passou a valer também para cinemas. 

Fontes: acervo e contribuição de Marcela Rocha / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.