O que pensam do Peladão - Outubro de 1972

1972

Em 1972, o prefeito Adriano José Valente viabilizou uma grande estátua que passou a simbolizar a força e a perseverança dos pioneiros e pioneiras que por aqui chegaram. Nomeada de Monumento ao Desbravador, a obra de autoria de Henrique Aragão foi instalada na praça 7 de Setembro, na região do "Maringá Velho". 

Em pouco tempo, e antes mesmo de a praça ser inaugurada após suas reformas, o monumento foi popularmente batizado pela população de "Peladão". 

Em 8 de outubro de 1972, o Departamento de Letras da FAFI de Maringá encaminhou um texto jornalístico para ser publicado na "Folha Cultural", da Folha do Norte do Paraná. Nele, os acadêmicos coletaram depoimentos acerca das percepções do povo sobre o novo monumento:


Fonte: Folha do Norte do Paraná - 8 de outubro de 1972 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.