2ª edição do livro “Da arte de votar e ser votado” será lançada em abril

2023


De autoria do historiador Reginaldo Benedito Dias, o livro analisa os bastidores das disputas eleitorais no município de Maringá entre os anos de 1947 e 2020. “Da arte de votar e ser votado: as eleições municipais de Maringá” chega com vigor em sua nova edição, apresentando conteúdos revisados e ampliados. Além disso, extenso acervo de imagens históricas foram incorporadas à obra. 

Para o historiador, tratar da expansão e da consolidação das cidades na perspectiva política é compreender os desejos da sociedade sob diferentes espectros. “A eleição municipal é a mais afetiva para o eleitor, pois diz respeito ao território com o qual ele mantém os seus mais fortes vínculos de pertencimento. Uma campanha de âmbito municipal tem o potencial de mobilizar o imaginário social, vocalizar e dar tradução às utopias urbanas, os sonhos de cidade. Não se trata, porém, do insulamento no particular, mas de uma relação metonímica que expressa os sonhos de sociedade do eleitor”, salienta Dias. 

A nova edição foi viabilizada pelo Maringá Histórica, sob a coordenação de Miguel Fernando. “Devido ao zelo no trato com as fontes e no rigor metodológico que resultou nesta obra, que é uma referência do tema em nossa cidade, não poderíamos deixar de empreender esforços em sua organização. Reginaldo Dias tem a rara capacidade de nos apresenta a política não apenas com a frieza de dados, mas também com o calor humano que esta alquimia, como ele mesmo diz, lhe é inerente”, destacou Miguel Fernando. 

Com 448 páginas, “Da arte de votar e ser votado” narra as eleições desde quando Maringá ainda era distrito de Mandaguari, passando pelos primeiros páreos com o município recém-emancipado e as disputadas que se deram desde então, encerrando em 2020. A primeira edição tinha a data final como recorte temporal o ano de 2004 e limitava-se a algumas imagens. 

Com o patrocínio do Colégio Objetivo, Sistema FIEP, Lowçucar e Maringá Park, a 2ª edição do livro “Da arte de votar e ser votado: as eleições municipais de Maringá” será lançada no dia 26 de abril, quarta-feira, às 19h, no terceiro piso do Maringá Park Shopping. A distribuição será gratuita – com tiragem limitada e retirada por ordem de chegada. Na oportunidade, o autor receberá os convidados para fotos e autógrafos. 


SERVIÇO

Lançamento da 2ª edição do livro “Da arte de votar e ser votado: as eleições municipais de Maringá

Data: 26 de abril de 2023, às 19h

Local: 3º piso do Maringá Park Shopping

Valor: gratuito – limitado e retirada por ordem de chegada

Patrocínio: Colégio Objetivo, Sistema FIEP, Lowçucar e Maringá Park

Apoio: Sinergia Casa Editorial

Realização: Maringá Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.