Pronoex, programa criado em Maringá incentivou a exportação - 1999

1999


Em 8 de outubro de 1998, a então Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim) criou, com o apoio do Sebrae, Fiep, Faciap e Prefeitura, o Programa Norte Paranaense de Acesso à Exportação, Pronoex. O lançamento do novo serviço foi realizado em grande estilo, com a presença do ministro da Indústria, Comércio e Turismo, José Botafogo Gonçalves.

O objetivo daquela ação era treinar empresários e adequar empresas com potencial para o mercado externo, oferecendo toda a estrutura técnica necessária por meio da Casa Mercosul (atual Instituto Mercosul). O Pronoex funcionou como um núcleo, reunindo setores da economia regional: moveleiro, metalmecânico, informática e têxtil. Cada um destes grupos comportaria cerca de dez empresas.

O Pronoex realizou treinamento, prestou assessoria especializada para o desenvolvimento de produtos de aceitação no mercado internacional e colocou os empresários em contato com potenciais clientes por meio de missões, embaixadas, rodadas de negócios e feiras internacionais.

Fontes: Centro de Documentação Luiz Carlos Masson / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.