Casa Mercosul celebra parceria com Escritório Brasil-Estados Unidos - 1999

1999

Em 14 de junho de 1999, a Casa Mercosul (atual Instituto Mercosul) passou a funcionar na futura nova sede da então Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), na rua Basílio Sautchuk. No mesmo dia da inauguração do espaço, foi assinado convênio com o Escritório Comercial Brasil-Estados Unidos. 

Por meio da parceria, Maringá passou a ser a primeira cidade do Paraná a oferecer oportunidades de negócios com os norte-americanos por meio do Nusa (Negócios com os Estados Unidos). O Escritório Comercial Brasil-Estados Unidos foi representado pelo conselheiro da Embaixada Americana em São Paulo, Miguel Pardo de Zela.


No registro aparecem Miguel Fuentes Sala, então secretário municipal de Indústria e Comércio; Antonio Fermenton, vice-presidente da Acim; Luiz Ajita, presidente da Cooperativa de Crédito Metropolitano (atual Sicoob); além de um personagem não identificado, à esquerda, e Miguel Pardo de Zela.

O Nusa funcionava como uma espécie de escritório virtual e recebia, por meio de sistema online, as oportunidades de negócios com os Estados Unidos. Os representantes, distribuidores, importadores e candidatos a joint ventures brasileiros que se candidatavam, tornavam-se parceiros comerciais.

Fontes: Centro de Documentação Luiz Carlos Masson / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.