Troca de delegado chefe em Maringá causou polêmica - 2013

2013


Em 2013, o então novo delegado-chefe da 9º Subdivisão Policial de Maringá, Sérgio Luiz Barroso, foi recebido pela diretoria do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e aparece na foto ao lado do presidente da instituição, Rubens Abrão. Barroso falou na oportunidade sobre sua atuação no cargo. Mas, claro, ninguém abordou a polêmica gerada com a troca do comando local da Policia Civil. 

Barroso assumira o cargo no dia 10 de agosto em lugar de Osnildo Lemes Carneiro, que chefiou a delegacia por dois anos e meio. De acordo com o Portal de Notícia G1, a troca desagradou Carneiro. “Eu vi que seria trocado pelo site da Polícia Civil. Nem um telefonema eu recebi. Se eu fosse um delegado relapso, vagabundo, tudo bem. Mas eu merecia pelo menos a consideração. Eu respeito a decisão, mas me sinto decepcionado”, disse o ex-delegado de Maringá. 


Para justificar sua contrariedade, Carneiro afirmou que a elucidação de homicídios subira de 46% para 90% de 2011 até 2013 e que havia viabilizado a criação de uma delegacia específica para casos de assassinato, em 2012. Ele citou também a criação do departamento de antitóxicos, específico para o combate ao tráfico. “Prendemos 180 suspeitos neste período. Os números são dos melhores na história da cidade", declarou.

Carneiro contou com o apoio da Câmara Municipal de Maringá, Conselho Comunitário de Segurança e do Ministério Público, que tentaram reverter a decisão do Governo do Estado. Não adiantou. Barroso só deixou o cargo em dezembro de 2014, quando se aposentou e foi sucedido por Osmir Ferreira Neves Junior. Osnildo Lemes Carneiro se aposentou em 2022.

Fontes: Acervo do Sivamar / Centro de Documentação Luiz Carlos Masson / Acervo Maringá Histórica / Foto de Fábio Dias.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.