Mapa de Maringá - Década de 1960

1960


Este mapa de Maringá foi produzido pela equipe do Departamento de Topografia da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), possivelmente, no início da década de 1960.

Por meio deste documento é possível identificar o crescimento da cidade para além dos perímetros estabelecidos pelo urbanista Jorge de Macedo Vieira. A região Norte, por exemplo, aparece com diversos loteamentos que vinham sendo transformados em novos jardins e bairros da cidade. 

Ainda, a demarcação de alguns lotes indicam projetos não executados pela colonizadora. Seguindo pela avenida Brasil, próximo da então praça 31 de março (hoje praça Rotary Internacional), vemos o lote 102, que deveria ter sido ocupado pelo Sesi. Na sequência há o lote 105, demarcado como uma área de reserva ambiental da própria CMNP, e o lote 104, sem indicação de finalidade, o qual se conecta à praça numerada pelo lote 103, que foi prevista para ser parcialmente destinada à uma igreja, em sua face voltada para a avenida Rio Branco (hoje praça Pio XII). Entretanto, os lotes 102, 103 e 104 se tornaram no Bosque das Grevíleas, enquanto essa praça foi parcialmente destinada para a edificação de uma estação de tratamento e distribuição de água. 

Fontes: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.