A grande intérprete de “Maringá” com sotaque português - 1975

1975


A foto é de Ester de Abreu (Lisboa, 25 de outubro de 1921 - Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 1997), atriz e cantora portuguesa radicada no Brasil e uma das maiores divulgadoras da toada “Maringá” em países de língua portuguesa. Era irmã da também cantora e atriz Gilda Valença.

Ester era descendente de uma família de artistas. Obteve grande sucesso com a música “Coimbra”. Na década de 1950, participou do show “Sonho das Berlengas”, apresentado no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O sucesso foi estrondoso e Ester decidiu permanecer no Brasil onde em seguida foi contratada pela Rádio Nacional.

Ester de Abreu esteve em Maringá nos anos 1970. Em entrevista para a revista Manchete, em 1975, a cantora lembrou quando cantou a composição de Joubert de Carvalho na “Cidade Canção”:

"Fui cantar na cidade do Norte do Paraná, batizada com o título dessa belíssima canção. Cantei Maringá, que é uma espécie de hino local. Seu autor é ali queridíssimo, tendo até uma rua com o seu nome e um busto em praça pública. O delírio foi tão grande que me vi obrigada a repetir três vezes a canção, enquanto o público inteiro me aplaudia de pé... Esse carinho dos brasileiros me retém para sempre no Brasil, que eu jamais deixarei, nem mesmo para retornar a Portugal. Afinal, Portugal está dentro de mim e eu o levo sempre comigo, aonde quer que eu vá”.

Fonte: Revista Manchete - 1975 / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.