Vanor Henriques e Haroldo Leon Peres - 1960

1960


Feita em 1960, a imagem mostra Ruy Henriques, Vanor Henriques, Haroldo Leon Peres, Francisco Negrão e um fotógrafo ainda não identificado. 

Eleito dois anos antes, Haroldo Leon Peres ocupava o cargo de deputado estadual. Vanor Henriques, por sua vez, concorria como candidato para a Prefeitura de Maringá pela UDN/PTB. Na disputa do páreo municipal também estavam o promotor público João Paulino Vieira Filho (PSD) e o advogado Jorge Ferreira Duque Estrada (PST) - este último havia sido vereador na primeira legislatura do município (1952-1956).

Próximo das eleições, que ocorreram em 3 de outubro de 1960, despontavam como favoritos João Paulino e Vanor Henriques. Deles, JP saiu vitorioso com 5.824 votos contra 5.485 votos de Vanor Henriques, além dos 2.080 votos de Duque Estrada.

A disputa foi acirrada. Ao somar os votos de Maringá, a vitória estava com o candidato da UDN. Somente após a apuração das urnas de Ivatuba, Floresta e Floriano, então distritos, que o PSD conquistou aquela disputa. A eleição mais disputada da história local foi assim analisada pelo historiador Reginaldo Benedito Dias:

"A Lei estadual nº. 4.245, de 25 de julho de 1960, havia promovido nova subdivisão territorial no Paraná. No município de Maringá, implicou a emancipação dos distritos de Ivatuba, Floresta e Paiçandu (Floriano também estava naquele pacote, mas sua emancipação foi revertida), cujas eleições para prefeito realizaram-se, porém, em novembro de 1961. Nesse intervalo, ocorreu a eleição para prefeito de Maringá. Na totalização final, foram computados os votos dos antigos distritos. Sem esses votos, as urnas favoreciam o candidato da UDN [...]. Computados aqueles votos, João Paulino venceu com estreita vantagem de votos."

Fontes: Livro - Da arte de votar e ser votado, de Reginaldo Benedito Dias / Fontes: Acervo Foto Maringá / Acervo Família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.