A 608 voltou - Dezembro de 1972

1972

Em 26 de dezembro de 1972, a locomotiva de prefixo 608 retornou à Estação Ferroviária de Maringá. Dessa vez, em sua última e definitiva viagem.

Até aquele período, a popularmente conhecida "Maria Fumaça" estava prestando serviços na região de Mafra, em Santa Catarina, onde foi vista pelo então prefeito Adriano José Valente, que solicitou imediatamente sua doação para que pudesse ficar exposta como um símbolo do progresso de Maringá. Afinal, essa locomotiva foi a responsável por inaugurar a estação da cidade, em janeiro de 1954.

O pedido foi prontamente atendido pela Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). No mesmo dia que ela regressou à cidade, o representante da RFFSA, engenheiro João Antonio Calvo, assinou o termo de entrega e doação à Prefeitura. O documento diz:

"Aos vinte e seis dias do mês de dezembro de um mil novecentos e setenta e dois, no pátio da Estação Ferroviária de Maringá, com a presença dos signatários abaixo: de um lado a Prefeitura Municipal de Maringá, representada pelo prefeito municipal, Dr. Adriano José Valente; e do outro lado representando a Rede Ferroviária Federal S/A, o engenheiro João Antonio Calvo; foi procedida a entrega de uma locomotiva a vapor nº 608 à Prefeitura Municipal de Maringá, de acordo com a autorização emanada pelo sr. Chefe da Décima Primeira Divisão da Rede Ferroviária Federal S/A, conforme a seguinte especificação:

1 - Locomotiva a vapor marca BALDWIN tipo MIKADO; classificação 2-8-2, ano 1941, prefixo 608, devidamente restaurada e pintada, acompanhada de seu tender e os seguintes acessórios: um limpa trilhos, dois macacos de rosca, duas válvulas de descargas dois cilindros, duas válvulas de introdução, duas válvulas de descarga da caldeira, uma turbina a vapor, dois injetores, um apito de bronze, quatro torneiras de purgação, um aparelho lubrificador e um aparelho de vácuo". 

Naquele mesmo dia, o prefeito Adriano José Valente anunciou que a locomotiva 608 seria transferida para o Parque do Ingá, onde segue exposta até os dias de hoje. 


Fonte: Folha do Norte do Paraná - 27 de dezembro de 1972 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.