Rainha do Carnaval no Comercial Ajita - 1980

1980

O Comercial Ajita (atualmente Casas Ajita) tem uma longa história no comércio varejista do Paraná. A empresa teve início no município de Paranavaí, com Anibal Ajita, que foi gerente de uma loja de calçados. Após anos de trabalho, em 1953, teve a oportunidade de comprar uma das filiais em que trabalhava e montar seu próprio negócio. 

Perito em hospitalidade, Ajita proporcionava conforto aos seus clientes oferecendo ar-condicionado nas lojas de Paranavaí, mesmo quando o município ainda não possuía energia elétrica e era necessário uso de geradores. O marketing sempre foi um diferencial do modelo de negócio, que expandiu-se rapidamente, se espalhando por Maringá, Londrina e outros municípios. 

A filial de Maringá iniciou com o nome Comercial Ajita, e era dirigida pelo filho de Anibal,  Carlos Mamoru Ajita. Ele aparece na primeira imagem à esquerda, cumprimentando uma jovem identificada como Márcia, ex-rainha do Carnaval. 

A foto foi impressa na revista “O Ingá” no ano de 1980. Nos demais registros da época, a Rainha do Carnaval aparece olhando vitrines, provando calçados e desfilando para as lentes do fotógrafo. 

Carlos Ajita viria a ocupar a presidência da então Associação Comercial e Industrial de Maringá, ACIM, no final da década de 1980.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.