Anúncio da Folha do Norte do Paraná - 1975

1975

Um dos periódicos mais expressivos na história de Maringá é a Folha do Norte do Paraná, que teve suas atividades iniciadas em setembro de 1962. O noticioso pertencia ao primeiro bispo diocesano de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho. 

Dom Jaime havia bebido da experiência de seu mestre episcopal Dom Manuel da Silveira d'Elboux, bispo auxiliar de Ribeirão Preto e, posteriormente, Arcebispo de Curitiba, que era proprietário do  “Diário de Notícias”, jornal diário católico. 

Durante o Concílio Ecumênico do Vaticano II que começou em 1962, a igreja tornou-se mais afeita no uso dos meios de comunicação em massa como ferramenta de evangelização, o que impulsionou o sucesso do periódico na região. Foram, praticamente, 17 anos em atividade até desligar as rotativas, em 1979.

A imagem é uma peça publicitária veiculada na edição de julho de 1975, na revista O Norte, de circulação regional. A ilustração mostra uma típica família tradicional apreciando a leitura do jornal na mesa de café da manhã. A charge não informa sua autoria. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá /  O Norte Julho 1975. 


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.