Oscar Leandro e casal de amigos - Década de 1940

1940

Oscar Leandro é um dos grandes nomes do teatro maringaense. Teatrólogo, poeta e serventuário da justiça, Oscar nasceu em Campo Largo/PR, em 1910. Chegou em Maringá em 1961, para trabalhar no cartório de seu irmão Esmeraldo Leandro. 

De acordo com  o historiador João Laércio Lopes Leal, “O fato de ter nascido e vivido no chamado Paraná Tradicional (Campo Largo e Irati, respectivamente) fez de Oscar Leandro uma pessoa conservadora em seus costumes e muito apegado à família, características comuns aos habitantes daquela região meridional paranaense.”

A foto, da década de 1940, mostra Oscar Leandro com amigos, antes de vir para Maringá. 

Suas peças eram de caráter sacro e muitas vezes beneficentes, visando  arrecadar fundos para a construção de igrejas, inclusive da Catedral de Maringá. 

“Oscar era líder do grupo AMTA – Agremiação Maringaense de Teatro Amador, organização responsável por algumas montagens teatrais e que, durante sua existência, auxiliou entidades assistenciais como: Lar dos Velhinhos, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Guarda Mirim, entre outras”.

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá /  LEAL, João Laércio Lopes. História Artística e Cultural de Maringá. 1936-1990. Imprima Conosco: 2016.


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.