Documentário sobre associativismo local tem pré-estreia dia 3 de abril

2023


O documentário de longa-metragem “Maringá Cidade Empreendedora – Da lama e da poeira ao associativismo”, com roteiro de Miguel Fernando e direção de João Gabriel Kowalski, terá pré-estreia no dia 3 de abril, às 19h, no Cineflix do shopping Maringá Park. A produção é uma parceria entre a Camarada Filmes, de Curitiba, e a Cosmos Filmes, de Maringá, viabilizada por meio da Lei do Audiovisual. A entrada é gratuita, mas o convite para associados precisa ser retirado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

A proposta do filme é retratar a história da cidade de uma forma diferente, abordando o tema do desenvolvimento econômico por meio do gênero "documentário dramatizado" (também chamado docudrama), ou seja, contando os fatos não só com o apoio de documentos em foto e vídeo, infográficos e entrevistas de personalidades, mas também com dramatizações de eventos reais, revividos por atores e atrizes. Desta forma, o roteiro começa no período da colonização, quando tudo ainda era uma densa floresta com muita poeira vermelha, passeando por alguns pontos decisivos da história econômica, política e social de Maringá, focando nos debates de ideias e estratégias para o desenvolvimento da cidade até os dias atuais.

“Escrever o roteiro foi desafiador, pois precisei concentrar em 70 minutos um apanhado dos principais embates e eventos da história da cidade. Por outro lado, queríamos trazer a visão do pioneiro, o olhar de quem viveu à época e de quem está projetando o futuro, por essa razão optamos por depoimentos de antigos líderes do meio associativista. Além de retratar a história da cidade, contextualizamos a importância da ACIM para esse desenvolvimento”, antecipou o roteirista Miguel Fernando.

Com mais de 30 depoimentos, são abordados temas como, por exemplo, a emancipação política de Maringá, as primeiras eleições municipais, a constituição da Associação Comercial, a construção da Catedral, a chegada da água encanada, o crescimento demográfico, o surgimento da cooperativa de cafeicultores (hoje Cocamar), a ampliação da rede de telefonia, a criação da UEM, a verticalização da cidade e a criação do Conselho de Segurança e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, além de falar sobre a importância do associativismo e lançar um olhar para o futuro.

Será utilizado vasto material de arquivo que integra o acervo do projeto Maringá Histórica, como vídeos da Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná (CMNP), do Centro de Documentação Luiz Carlos Masson e da ACIM, com entrevistas de diversos ex-presidentes da entidade, vários deles já falecidos.

“Queríamos mostrar o desenvolvimento da cidade a partir de seu DNA, ou seja, o associativismo, e para isso seria impossível deixar a ACIM em segundo plano. Maringá cresceu com a força das ações políticas, claro, mas também com o grande engajamento da sociedade civil organizada”, reforçou o presidente do Conselho Superior da Acim, Michel André Felippe Soares. O projeto que começou a nascer em 2019, quando Felippe era presidente do Conselho de Administração da ACIM, contou inicialmente com a consultoria de Marcos Cordiolli.

As filmagens das dramatizações foram realizadas ao longo do mês de outubro de 2022, envolvendo o trabalho de mais de 100 profissionais, entre equipe técnica, artistas e figurantes. Dentre as locações estão o Museu Cordiolli e o Memorial Kimura, em Floriano.

“A experiência de participar de um projeto que está conectado diretamente com a origem de Maringá me mostrou a importância de valorizar ainda mais o passado. Eu tive o privilégio de dirigir as partes ficcionais do documentário, mas que não seriam possíveis sem o trabalho de um coletivo e, principalmente, da pesquisa histórica que nos guiou até o resultado final. A história existe para ser lembrada e entendermos como chegamos até aqui”, explica o diretor João Gabriel Kowalski.

Dois anos depois de iniciado, o filme terá versões acessíveis e, após a pré-estreia, será disponibilizado gratuitamente ao público em geral no canal do YouTube do Maringá Histórica e da ACIM.  

Ficha técnica

Produção: Camarada Filmes

Co-produção: Cosmos Filmes, Forféu Atividades Artísticas e Maringá Histórica

Roteiro: Miguel Fernando

Pesquisa: Dirceu Herrero Gomes

Direção: João Gabriel Kowalski

Assistência de Direção: Thayse Fernandes

2ª Assistente de Direção: Beatriz Vida

Direção de Produção: Felipe Cosmos

Gerente de Produção: Vanessa Vieira

Produção Executiva: Eloi Pires Ferreira, Eliton Oliveira e Regiane Andrade

Assistente de Produção Executiva: Marcos Cordiolli e Moacir David

Equipe de Produção: Alan Gaitarosso e Renan Parma

Estágio Equipe de Produção: Cauê Vieira Bergamo

Direção de Fotografia: Lírica Aragão

Direção de Arte: Clara Laravia

Assistentes de Arte: Ana Julia Campos, Milton Junior, O Ark

Figurino: Ana Paula Brandão

1ª Assistente de Figurino: Pollyanna Caroline

2ª Assistente de Figurino: Jéssica Fiñana

3ª Assistente de Figurino: Letícia Aragão

Maquiagem: Cassyane Camparoto

Assistentes de Maquiagem: Eloise Gonçalves e Rafaely Parma

Operador de Câmera: João Vítor Pagnoncelli

Assistente de Câmera: Maycon Quiozini

Equipe de Maquinaria: Guz e João Pedro Jacomin Schiavone

Técnico de Som Direto e Microfonista: Giovani Nori

Gaffer: Roman Bulgarão

Assistente de Gaffer: Arthur Leonardo Bileski

Trilha Sonora Original: Stone Ferrari / Pé de Música Produções

Montador e Colorista: Peterson Andrade

Identidade visual: Fernando Souza 

Assessoria de Imprensa: 2 Coelhos Comunicação e Cultura

Making of: Felipe Halison / IDX Pro

Still: Regiane Andrade

Preparadores de Elenco: Vagner Valério e Vanessa Loppes

Elenco: Alan Gaitarosso, Altamir Cardoso, Anselmo José Frugério, Augusto César de Oliveira, Barbara Bitencourt, Camila Kowalski, Cesar Bortoloci, Eduardo Lemos, Elison Laurindo, Fernando, Flávio Amado, Guz, Hemmilaine Eugenio, Jéssica Fiñana, João Reginaldo Kowalski, José Paulo de Almeida, Leandro Foz, Letícia Brambila, Leonil  Lara, Ludmila Castanheira, Majô Batistoni, Marcelo Carvalho de Souza, Marjo Theodora, Matheus Souza, Paulo Dangui, Rafael Leonel, Raul Balielo, Rebeca Marques, Ricardo Willers, Sueli Lara, Tonny Bataier, Vagner Valério, Vidal Balielo e William Farias.


Serviço:

Estreia “Maringá Cidade Empreendedora – Da lama e da poeira ao associativismo”

Dia 03/04/2023 às 19h

Local: Cineflix do Maringá Park


Lei do Audiovisual

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá

Patrocínio: Coopercard, Localiza, Rivesa, Unimed Maringá, Fertipar, Fortgreen, Sanches Tripoloni, DB1 Group, FA Colchões, Crivialli, Lowçucar.

Apoio: Acim

Co-produção: Cosmos Filmes, Fórfeu Atividades Artísticas e Maringá Histórica

Produção: Camarada Filmes, Ancine e Governo Federal - Brasil: união e reconstrução.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.