Casal Villanova - Década de 1970

1970

A foto mostra Inocente Villanova Jr. e sua esposa, Mafalda Noêmia Barletta, na varanda de sua residência localizada em terreno às margens da avenida Tuiuti - estrutura que foi tombada como patrimônio histórico de Maringá em setembro de 2022.

O registro foi produzido em função das comemorações de Bodas de Ouro do casal. 

Filho dos italianos Innocente Villa Nova e Izabel Villa Nova, Inocente Villanova Jr. nasceu em 12 de março de 1903, em Curitiba. A sua família residiu durante décadas no largo General Osório, nº 6, na capital paranaense. 

Também curitibana, Mafalda Noêmia Barletta nasceu em 23 de outubro de 1908. 

O casal chegou a Maringá na primeira metade da década de 1940, onde Inocente se tornou o primeiro prefeito do município (1952-1956). Dentre diversos feitos, a dona Noêmia, como ficou conhecida, atuou na implantação do posto de puericultura da cidade e organizou uma série de campanhas filantrópicas. 

Inocente Villanova Jr. faleceu em 12 de julho de 1986, aos 83 anos. Mafalda Noêmia Barletta Villanova partiu no dia 12 de abril de 1989, aos 80 anos. 

Fontes: Acervo Família Villanova / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.