Estação Ferroviária - 1958

1958


Com atraso, a Estação Ferroviária de Maringá foi inaugurada em 31 de janeiro de 1954. Nos planos da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, este equipamento de transporte deveria ter sido inaugurado muito antes. Afinal, a sua localização foi uma das principais justificativas para transferir a região comercial da cidade para uma área mais a leste do núcleo inicial, quando foi dado cabo ao projeto urbano de Maringá. 

Concebido por Jorge de Macedo Vieira, a partir dos rascunhos de Cássio da Costa Vidigal e Gastão de Mesquita Filho, todos colegas de faculdade, o projeto demarcou onde seria instalada a Estação Ferroviária já em 1946. No entanto, tendo sido nacionalizada as operações ferroviárias, anteriormente administradas por capital britânico junto da colonização de terras, os prazos inicialmente previstos não foram cumpridos. Como consequência, ao longo de 1953, vários foram os ofícios expedidos pela classe empresarial solicitando o início das operações ferroviárias. A ausência daquele serviço causavam atraso e impactos econômicos. 

Atendendo ao pedido, a estação contou com um evento de inauguração mesmo não estando completamente concluída. Ainda, naquele início das operações o número de vagões não era suficiente para atender a demanda local.

A foto mostra a estação, uma locomotiva movida a óleo diesel e vagões de carga, além de pessoas às margens dos trilhos. O registro foi feito em 12 de janeiro de 1958, segundo demarcado sobre a imagem.

Este prédio foi o mesmo até o final da década de 1960, quando foi demolido para dar espaço a uma plataforma com arquitetura mais funcional. Esta, por sua vez, foi demolida em 1991 para dar espaço ao Novo Centro. 

Fontes: acervo e contribuição de Adley Fabrício Schiavão Oliveira e Ricardo Abe / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.