A crônica democrática de uma cidade - 2005

2005


O frame é do documentário “Crônica democrática de uma cidade brasileira”, sobre a história das eleições municipais de 2004, em Maringá, que foi lançado no ano seguinte. Mostra a primeira entrevista de Silvio Barros (PP) como prefeito recém-eleito, depois do segundo turno das eleições. Barros obteve 53% dos votos, derrotando o então prefeito João Ivo Caleffi (PT). 

O vídeo de 86 minutos foi dirigido pelo jornalista Antônio Roberto de Paula e pode ser encontrado no YouTube. Segundo o seu realizador, é uma “mescla das linguagens jornalística, publicitária e cinematográfica. É uma ode à democracia”. 

Começa com informações sobre a política do município desde a sua emancipação e reúne imagens inéditas e depoimentos colhidos no calor da disputa. Foram entrevistados candidatos, políticos detentores de mandatos, lideranças, profissionais da imprensa e público em geral. 

“Fizemos de tudo para manter uma neutralidade sem perder a emoção dos protagonistas daquela história. Adoro esse trabalho, pois fiz ao lado do meu filho (Guilherme) junto com o amigo dele (Allan, estudante de jornalismo na época). Os dois eram muito jovens, na época. Como eu trabalhava na Câmara Municipal, tinha um bom relacionamento com muitos candidatos”, revelou De Paula, para o Maringá Histórica. 

A produção ficou sob a coordenação da TV Clipping Maringá e cobriu diversos locais de votação e apuração. O vídeo foi lançado em 2005.  A direção e pesquisa foi do jornalista Antônio Roberto de Paula. Roteiro e produção se deram com Guilherme Tadeu de Paula. A edição, por sua vez, foi desenvolvida por Allan Oliveira, e as filmagens por Allan Oliveira e Eduardo Cavalari. 

Fontes: Acervo TV Clipping / Acervo de Antonio Roberto de Paula / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.