Tiro de Guerra - Década de 1980

1980

Registro do portão de entrada do Tiro de Guerra (TG - 05/009), localizado na avenida Mandacaru, ao longo dos anos 1980.

Foi em 1950 que o então distrito de Maringá formalizou o interesse por este equipamento do Exército Brasileiro. Três anos depois, já com o município criado, o prefeito Inocente Villanova Jr. sancionou a Lei n.º 78, que autorizou a criação do Tiro de Guerra. No entanto, a estrutura não entrou em funcionamento naquele ano. 

Durante gestão de Adriano José Valente, em 28 de maio de 1969, mais duas leis foram sancionadas (n.º 6.070 e n.º 6.071) para permitir o uso de um imóvel ao lado da Garagem Municipal, na avenida Mauá, e a construção provisória do Tiro de Guerra que, na época, tinha a numeração de 301.

Em 1971 foi publicada uma portaria (Portaria Ministerial n.º 958) reconhecendo, em âmbito federal, o Tiro de Guerra de Maringá. Um ano depois, a primeira turma de instrução se formou. 

Em 1974 teve início as obras da atual sede do TG, na avenida Mandacaru, com a construção dos pavilhões de comando e as residências de parte dos dirigentes da corporação. Aquele foi o mesmo ano que a sede da avenida Mauá foi desativada. 

Em 1979 sua numeração foi alterada para a atual (TG 05-009).

Fonte: Histórico TG Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.