Oscar Leandro no Tiro de Guerra - 1928

1928


Oscar Leandro foi um teatrólogo, poeta e serventuário da Justiça, natural de Campo Largo, Estado do Paraná. Nasceu no dia 11 de março de 1910. Chegou em Maringá em 1961, aos 51 anos.  Filiado à Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT), foi um dos pioneiros da dramaturgia no município de Maringá. 

Em 1928, aos 18 anos, Oscar Leandro prestou serviço ao Exército Brasileiro no Tiro de Guerra. Segundo a Diretoria de Serviço Militar, o Tiro de Guerra (TG) é uma pequena unidade militar do Exército Brasileiro encarregada de formar cidadãos para compor a reserva mobilizável. Estão localizados em cidades que não possuem quartel e, desta forma, permitem ao jovem que completa 18 anos prestar o serviço militar obrigatório por lei sem sair de sua localidade. Os jovens que servem nos TG recebem a denominação de “atiradores”. Oscar se formou atirador na turma nº 552.

A imagem foi feita no município de Irati, a 125 km de Campo Largo.  Na última fileira, da direita para a esquerda, vemos uma marcação em x que indica possivelmente o próprio Oscar Leandro. 

Oscar Leandro faleceu em 11 de julho de 1991. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.