O Homem do Norte do Paraná - 1980

1980

O mito do herói fundador é recorrente em várias civilizações. Não diferente, no norte do Paraná, a figura do pioneiro ocupa essa posição. O imaginário pioneiro se reveste de nobreza, coragem e, acima de tudo, de trabalho pesado em condições que beiram a natureza selvagem. 

Ligado ao campo, o pioneiro é o agricultor, seja o proprietário de terras ou o trabalhador braçal, frequentemente imigrante estrangeiro ou nacional, que da labuta na fertilíssima terra roxa, extraía o ouro verde que era o café, maior riqueza do Brasil. 

A figura do pioneiro foi inspiração para diversos artistas, que o imortalizaram em suas obras. Diversos pintores, escritores, poetas e trovadores fizeram dele o seu tema. E não diferente, também os fotógrafos, mídia que se popularizava na época.

Este é o caso da obra O Homem e o Sol, de Miguel Persi. A foto artística foi publicada no periódico Norte do Paraná em Revista, em setembro de 1958. 

Miguel colaborou diversas vezes com a publicação supracitada. Além de fotógrafo,  era gerente do Banco Brasileiro de Descontos, na agência Nova Esperança. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá


Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.