Responsáveis pela criação da Faculdade Estadual de Direito de Maringá

1966


É impossível detalhar todos os nomes das pessoas que se envolveram em prol do desenvolvimento educacional na cidade. Mas vale reiterar três personagens que foram determinantes para a criação da Faculdade Estadual de Direito de Maringá, que foi inaugurada em 1966.

Segundo consta, o empresário Ardinal Ribas e o advogado Adriano José Valente tiveram grande participação nessa conquista. De um lado, Ribas, que analisava e despachava a documentação de sua empresa, a Sociedade Telefônica do Paraná S/A, e do outro, Valente que havia organizado uma grande estrutura em seu escritório de advocacia para atender a complexa demanda para a criação de uma instituição superior na cidade. 

A histórica foto mostra, à esquerda, Ardinal Ribas revisando a documentação a ser enviada para o então Ministério da Educação e Cultura (MEC). À direita está outra figura importante naquele processo, Philemon de Assis Vieira, que era o então auxiliar de Adriano José Valente naquela empreita. 

Dentro de pouco tempo, os três personagens conquistariam importantes cargos eletivos pela cidade. 

Dessa forma, a primeira turma do curso de Direito se formou em 1971, quando já existia a Universidade Estadual de Maringá, criada pela Lei Estadual nº 6.034 de 6 de novembro de 1969. Essa nova instituição só surgiu graças a existência de outras faculdades na cidade. Eram elas, a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, criada em 1959; Faculdade Estadual de Direito e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ambas criadas em 1966.

Fontes: Acervo Família Planas / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.