Comício de Plínio Salgado em Maringá - 1955

1955


Em 1955, o político conservador Plínio Salgado esteve em Maringá para batizar a filha de seu correligionário, Ney Marcotti Marzuco. 

Plínio Salgado, que nasceu em São Bento do Sapucaí, em 22 de janeiro de 1895, foi um escritor, jornalista, poeta, historiador, teólogo e político conservador brasileiro que fundou e liderou a Ação Integralista Brasileira (AIB), partido nacionalista católico de extrema-direita inspirado nos princípios do movimento fascista italiano.

Inicialmente um adepto da ditadura de Getúlio Vargas, foi mais tarde preso e obrigado a se exilar em Portugal, acusado de promover levantes contra o governo. Após retornar ao Brasil, lançou o Partido de Representação Popular (PRP), por onde se candidatou à presidência da República no pleito de 1955, quando esteve por Maringá e um grande comício foi realizado na praça Raposo Tavares, conforme a foto registrou. Na oportunidade obteve 8,28% dos votos. O vencedor daquele páreo foi o mineiro Juscelino Kubitschek, com 35,68% dos votos. 

Salgado foi eleito para representar o Paraná na Câmara dos Deputados em 1958 e reeleito em 1962, desta vez para representar São Paulo. Após o Golpe de Estado de 1964, que acabou por extinguir os partidos políticos, se juntou à Aliança Renovadora Nacional (Arena), obtendo mais dois mandatos na Câmara.

Plínio Salgado se aposentou da vida política em 1974, apenas um ano antes de sua morte, que se deu em São Paulo no dia 8 de dezembro de 1975. Antes disso, foi membro da Academia Paulista de Letras, tendo também fundado alguns jornais.

Fontes: Acervo Família Planas / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.