Lar Escola da Criança de Maringá

1959

Instalado na rua Martin Afonso, n.º 1.441, o Lar Escola da Criança nasceu por meio da articulação do Rotary Clube (Casa da Amizade) em 4 de outubro de 1959. Essa iniciativa viria a se concretizar em maio de 1963, durante as festividades dos 16 anos de Maringá. 

Na época, a localização foi estratégica. A instituição estava próxima a uma favela que se ergueu ao lado do Cemitério Municipal, tendo como objetivo abrigar crianças abandonadas e órfãs em regime de internato. 


Em 14 de março de 1973, as Irmãs Murialdinas assumiram a administração do Lar Escola. A partir de 1974, o espaço passou a contar com a parceria internacional da Kindernothilfe, organização Alemã que tem por objetivo melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes que vivem nos países mais pobres do mundo.

Entre 1986 e 1987, teve início o processo de reestruturação do Lar Escola, que passou a atender em regime de semi-internato. Quatro anos depois, por meio da Lei n.º 8.069/90, que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tanto o Regimento Interno como o Estatuto da Organização foram modificados projetando um atendimento mais qualificado de acordo com as novas diretrizes. Aliás, Maringá foi a primeira cidade do Brasil a implantar um Conselho para Crianças e Adolescentes, conforme estabelecido pelo ECA. 

Atualmente, o Lar Escola da Criança de Maringá continua prestando serviços de amparo e apoio para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 

Fonte: Acervo Lar Escola da Criança de Maringá / Acervo Maringá Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.