O Rei do Fumo - a mais antiga tabacaria da cidade

1998


Nessa foto podemos ver Oswaldo Authério Cucolo em sua tabacaria Rei do Fumo, na travessa Júlio Mesquita Filho, ao lado da antiga rodoviária, em março de 1998. Na época, também havia uma filial na rua Joubert de Carvalho.

A empresa tem como razão social Tabacaria Maringá Ltda e foi fundada em 19 de dezembro de 1974. É a mais antiga da cidade, funcionando atualmente na avenida Herval, nº 725, sob nova administração.  

A tradição das tabacarias resistia ao tempo diante das investidas das milionárias propagandas das indústrias de cigarro – ainda permitidas no período da matéria. Mas muitos não dispensaram o ritual de preparar o cachimbo e seus charutos. 

Em entrevista para O Diário do Norte do Paraná, “seu” Oswaldo revelou que o produto mais procurado na tabacaria é o famoso fumo de corda. No balcão ficavam expostos mais de dez tipos, oriundos de diversos estados. Segundo ele, os mais famosos são de Minas Gerais.

O Rei do Fumo ainda vende outros produtos como fumos para cachimbo, para cigarro, cigarrilhas, charutos e todos os apetrechos para o freguês saborear esses diversos tipos de tabaco.

"Nossos fregueses são pessoas que aprenderam a usar fumo de corda na roça. Eles tinham tempo para sentar, enrolar o cigarro e saborear devagar o gosto do fumo”, disse Cucolo ao O Diário na oportunidade. 

Fontes:  O Diário do Norte de Maringá (texto de Ana Paula Machado e foto de Aldemir de Moraes) de 1º de abril de 1998 / Acervo do jornalista Marcelo Bulgarelli / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.