Quem se lembra da Coofbram?

1983

Com texto de Marco Antonio Deprá.

A Assembleia de constituição da Cooperativa de Consumo dos Funcionários do Banco do Brasil em Maringá Ltda., a Coofbram, foi realizada em 28 de maio 1983 com a participação de 68 cooperados. Seu idealizador, incentivador e primeiro presidente foi Elias Norberto da Silva, funcionário do Centro de Processamento de Serviços e Comunicações, CESEC Maringá, do Banco do Brasil S/A – BB. A cooperativa estava cadastrada no CNPJ sob o nº 77.758.471/0001-32. 

Sua fundação se deu em um cenário econômico caracterizado por inflação galopante, pouca oferta de produtos, poder de compra reduzido dos salários e supermercados operando com altas taxas de lucro.

A criação de cooperativas de consumo era incentivada pelo Banco do Brasil, que disponibilizava suas equipes para ocuparem os cargos chaves nas novas instituições e financiava a integralização das cotas-parte para os funcionários que desejassem se tornar cooperados.

Em janeiro de 1984, a Coofbram inaugurou a sua primeira loja, que começou a operar em um prédio alugado com 350 m² na avenida Paranavaí, nº 28, no Maringá Velho. No início, poucos produtos eram comercializados e todos eram de primeira necessidade.

Os preços ofertados pela Coofbram eram bem mais baratos do que os praticados pelos demais supermercados da cidade e região. A regra era simples: o preço final seria o preço de aquisição acrescido de 10% para a manutenção da cooperativa.

Em 27 de julho de 1984, a Coofbram já contava com 753 cooperados residentes em 34 cidades da região. No final daquele ano chegaria a 910 cooperados e contava com a colaboração de 9 funcionários.

Em maio de 1985, com a admissão de novos cooperados da região, a Coofbram transferiu sua loja para um prédio maior, também alugado, com 680 m², localizado na rua Guarani, nº 41, na Zona 4, bem em frente à garagem da Viação Garcia.

Além dos cooperados residentes em Maringá, a Coofbram atendia cooperados da região por meio de entrega feita por caminhão da cooperativa. 

Em outubro de 1985, a Coofbram chegou a 1.000 cooperados. No final do ano de 1986 já eram 1.142 cooperados e 16 funcionários.

Em 28 de março de 1987, Joaquim Pedro Sica de Toledo foi eleito o 2º presidente da Coofbram. Toledo administrou a cooperativa por dois mandatos, até 1993.

Em 5 de outubro de 1987, com recursos arrecadados por 960 cooperados, que obtiveram empréstimo no BB para o aumento de capital da Coofbram, foi adquirido um terreno de 11.700 m² na avenida Guedner, Lote 466, na Zona 8. Em seguida foi dado início à construção da sede própria.

No final de 1987, a Coofbram já contava com 1.409 associados e 24 funcionários.

Em 28 de maio de 1988, a Coofbram inaugurou sua sede própria com 800 m² de construção.


No final de 1988, ainda em expansão, a cooperativa chegou a 1.607 associados e 37 funcionários.

Em junho de 1989 já eram 1.680 associados e 40 funcionários. A área construída foi ampliada para 1.400 m² e uma nova área de 120 m² estava sendo construída para abrigar o escritório.

Com o objetivo de coordenar, organizar e assessorar o movimento cooperativista de consumo dos funcionários do Banco do Brasil, em 28 de junho de 1989, foi fundada a Federação das Cooperativas de Consumo dos Funcionários do Banco do Brasil – FECOB, com sede na Vila Mariana, em São Paulo-SP.

No final de 1989, a Coofbram já somava 1.769 cooperados, 43 funcionários e fazia atendimento a 53 cidades da região.

No final de 1990 atingiu a marca de 1.870 associados, 50 funcionários e uma área construída de 1.660 m². Sessenta cidades eram atendidas. Nesta época existiam no país 38 cooperativas de consumo de funcionários do Banco do Brasil.

Em novembro de 1991, após ampliações, a área construída era de 2.520 m². A Coofbram já contava com 47 funcionários que atendiam 2.168 cooperados residentes em 61 municípios da região.

Além de gêneros alimentícios, de limpeza e higiene, a cooperativa também comercializava confecções em sua boutique. Também tinha uma lanchonete com área de 322 m².

Nesta época, a cooperativa começou a atender aos funcionários do Banco Nacional de Crédito Cooperativo – BNCC, Caixa Econômica Federal, Banespa e Banestado.

Em 1992, a Coofbram adquiriu um terreno de 2.323 m² localizado na rua Visconde de Nácar, bem ao lado da AABB Maringá. A aquisição se deu em duas etapas: 50% dos herdeiros do antigo proprietário por meio de escritura pública lavrada em 2 de abril de 1992. Os outros 50% foram adquiridos da viúva-meeira, que à época já era falecida, por meio da Carta de Adjudicação datada de 27 de outubro de 1992. O propósito da compra do lote foi a instalação de uma escola cooperativa para os filhos dos cooperados que poderiam, desta forma, fazer as atividades esportivas e recreativas na vizinha AABB.

Durante sua existência, a Coofbram teve como presidentes os seguintes funcionários do Banco do Brasil.

- Elias Norberto da Silva;
- Joaquim Pedro Sica de Toledo, por dois mandatos;
- Francisco Vieira Amado;
- Jairo Marucchi; 
- Paulo Roberto Colósio;
- Ivo Geraldo Piffer Thomasi.

Imagem da antiga sede da Coofbram, na avenida Guedner, em Maringá.

Após o advento do Plano Real, lançado em 27 de fevereiro de 1994, diversas reformas econômicas foram feitas no país provocando muitas mudanças no cenário econômico brasileiro que contribuíram para um período de sérios problemas para o sistema cooperativo nacional, quando diversas cooperativas passaram por dificuldades e muitas encerraram suas atividades. A Coofbram foi impactada negativamente. Contribuiu para isto os programas de reorganização do Banco do Brasil, dentre os quais o fechamento dos CESEC Maringá, Campo Mourão e Umuarama e a criação do Plano de Demissão Voluntária - PDV, que estimularam para a redução da quantidade de funcionários do BB na região. Estimativas apontam que 60% dos cooperados deixaram a Coofbram.

Para capitalizar a Coofbram, foi decidida a venda do terreno ao lado da AABB que inicialmente foi adquirido para a construção de uma escola cooperativa. A própria AABB se interessou pela compra. Em 23 de julho de 1998, a Assembleia Geral dos associados da AABB aprovou a aquisição do terreno. A Escritura Pública de Compra e Venda foi lavrada em 30 de outubro de 1998, durante gestão de Walter Gealh, presidente do Conselho de Administração da AABB Maringá. Atualmente neste terreno se encontram construídos o novo estacionamento e o prédio administrativo da associação.

Em dezembro de 1998, a Coofbram tinha instalações em três cidades: Maringá, Campo Mourão e Umuarama. A filial de Campo Mourão, criada em 1991, chegou a ter sede própria. A matriz era em Maringá sendo que seu terreno contava nesta época com 2.842 m² de área construída. As lojas eram as seguintes:

- Loja I – Maringá (PR):
Avenida Guedner, 466, Zona 8
CNPJ: 77.758.472/0001-32
Inscrição Estadual: 701.12958-05

- Loja II – Campo Mourão (PR):
Rua Santa Catarina, 1502, Centro
Lotes nº 12 e 13, da Quadra 192
CNPJ: 77.758.472/0002-13
Inscrição Estadual: 801.05199-51

- Loja III – Umuarama (PR):
Rommer Shopping – Rua Ministro Oliveira Salazar, 4.150
CNPJ: 77.758.472/0003-02
Inscrição Estadual: 822.07518-57

Para tentar melhorar as vendas, a Coofbram lançou um concurso pelo qual o consumidor que adquirisse produtos, a cada R$ 20,00 receberia um cupom para concorrer a prêmios. A promoção se desenvolveu de 15 de setembro a 18 de dezembro de 1999. O concurso foi feito durante a gestão do presidente Paulo Roberto Colósio. No lançamento do concurso havia documentos comprovando que a Coofbram estava regular junto à Receita Federal, Receita Estadual, Município e INSS.

Panfleto de propaganda do Supermercado Coofbram, de Maringá. Distribuído em agosto de 1999, o panfleto informa que o
supermercado estava aberto para toda a comunidade (fonte: site do Rigon).

As dificuldades de expansão dos pequenos empreendimentos em razão da economia oligopolizada pelas grandes redes de supermercados concorrendo em níveis desiguais contribuíram diretamente para o fim da cooperativa, após um longo período de decadência e dificuldades financeiras.

Durante a Assembleia Geral realizada em 8 de abril 2000, os cooperados deliberaram pela imediata liquidação da Coofbram, não permitindo que a diretoria programasse quaisquer medidas saneadoras visando à sobrevivência da cooperativa. Os dois imóveis da cooperativa foram vendidos.

O imóvel da sede da Coofbram foi vendido para a empresa Costa & Pugliese Ltda., uma indústria de confecções. O valor recebido foi utilizado para o pagamento das contas preferenciais da liquidação, dentre as quais dívidas previdenciárias junto ao INSS e reclamatórias trabalhistas. O presidente liquidante foi Ivo Geraldo Piffer Thomasi.

A imagem mostra a localização das três sedes a Coofbram em Maringá.


A imagem de 16 de fevereiro de 2019 mostra a frente do lote nº 466 onde se localizava a sede própria da Coofbram, na avenida Guedner.


Imagem de 25 de dezembro de 2020. No círculo vermelho o prédio da Loja 1 da Coofbram.

Atualmente, o imóvel que pertencia à Coofbram é de propriedade da empresa A. Yoshii Maringá Engenharia Ltda., que dividiu o terreno em três lotes menores, além de deixar uma área para a futura duplicação da avenida Guedner. Provavelmente em breve as construções que abrigaram a Coofbram serão demolidas e nos terrenos serão construídas modernas torres residenciais.

É vida que segue.

Mais informações podem ser encontradas no livro “Associação Atlética Banco do Brasil – Maringá: meio século de história”, de autoria de Roldão Alves de Moura e Marco Antonio Deprá, lançado 14 de novembro de 2018. No livro poderão ser encontrados os depoimentos de alguns dos protagonistas da história da Coofbram. Os exemplares do livro estão à venda na secretaria da AABB e seu conteúdo pode ser acessado pelo seguinte link: https://maringa.aabb.com.br/historia/

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