Eleições na Câmara Municipal - 1954

1954


As eleições para a segunda gestão da presidência da Câmara Municipal de Maringá ocorreram no início de 1954. De um lado estava Napoleão Moreira da Silva (UDN). De outro, Joaquim Pereira de Castro (PTB). 

Napoleão, empresário de prestígio, contava com o apoio dos edis Cezar Haddad (UDN), Malachias de Abreu (UDN) e Basílio Sautchuk (PR). Castro vinha com amparo nos correligionários, Jorge Ferreira Duque Estrada (PTB), Mário Luiz Pires Urbinatti (PR) e Arlindo de Souza (PTB), então presidente do legislativo. 

Havia tensões sobre a Câmara, visto que a classe empresarial vinha pressionando os Poderes Públicos do Município recém-emancipado para que estabelecessem novo sistema de tributação territorial e sobre os serviços prestados na cidade. 

Joaquim Pereira de Castro venceu aquela disputa. Um mês depois, renunciou ao cargo que passou a ser ocupado por Napoleão Moreira da Silva, que se reelegeu e comandou a gestão da Câmara até o final daquela legislatura. 

A imagem mostra o momento em que Jorge Ferreira Duque Estrada fazia a conferência de votos daquela disputa. 

Fontes: Acervo Família Planas / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.