Prova Rústica Sussumo Itami - 1971

1971

A Prova Rústica Sussumo Itami foi criada em novembro de 1971, pelo prefeito Adriano José Valente. A sua realização permaneceu no último dia do ano, assim como a sua precursora, a São Silvestre, realizada na cidade desde a década de 1950. 

A homenagem se deveu a morte prematura do atleta Sussumo Itami, que havia falecido aos 26 anos em novembro de 1963. Natural da atual Rondon, no noroeste do Paraná, nasceu em 1937. Com porte físico adequado para o atletismo e seu gosto por esportes, Itami se capacitou para competir. Em 3 de janeiro de 1963, depois de várias vitórias, participou da 5ª edição da Prova São Silvestre de Maringá. Identificado pelo nº 39, chegou em primeiro lugar. Tendo disputado pela equipe de Paranavaí, fez o percurso em 15 minutos, 25 segundos e 16 décimos.

Segundo Shiniti Ueta, que presenciou o acidente que o vitimou, o corredor estava desmontando uma barraca feita de toras de coqueiro, a qual havia sido utilizada para um casamento na Fazenda Nova União, em Paraíso do Norte. Ele estava sobre uma das vigas, quando tirou o prego que a fixava e saltou para o chão. A viga, descontrolada, caiu sobre sua cabeça. A morte foi instantânea. 


Nas três primeiras edições da prova após a renomeação, ocorridas entre 1971 e 1973, o vencedor foi Vicente Pimentel Dias. A imagem o mostra junto do prefeito Adriano José Valente, durante a primeira edição da competição. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Acervo Vicente Pimentel Dias. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.