As Catedrais em 1972

1972


A imagem foi produzida, possivelmente, no final de 1972, quando a estrutura externa da nova construção cônica foi concluída. 

Projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci, sob orientações do bispo Dom Jaime Luiz Coelho, a obra foi edificada ao longo de 14 anos - de agosto de 1958, quando a sua pedra fundamental foi lançada, até dezembro de 1972, quando foi efetivamente finalizada. Internamente ainda levaria mais alguns anos para o templo se apresentar como conhecemos atualmente. 

A antiga estrutura em madeira, inaugurada em 1950 e modificada ao longo dos anos, foi desmontada em janeiro de 1973. Suas tábuas de lei foram destinadas ao Núcleo Social Papa João XXIII, projeto criado um ano antes por Dom Jaime, na região da Vila Vardelina. Com a finalidade de acolher famílias carentes por meio de aluguel social, a madeira foi utilizada para a construção de novas casas. 

Em maio de 2022, por meio de um jantar, cem réplicas da Catedral foram colocadas à venda para a comunidade. Construídas com a antiga madeira, as obras de arte foram produzidas por Davi Lopes. A renda foi revertida ao Núcleo Social Papa João XXIII. 

Fontes: Contribuição de Geraldo Ramos / Grupo Reencontro Maringá das Antigas / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.