Pioneiro: Teodósio Wesselovicz

Teodósio Wesselovicz nasceu em 7 de fevereiro de 1934, na Colônia de Gonçalves Júnior, próximo da cidade de Irati no Paraná. Descendente de ucranianos, era o terceiro filho de Maria Kolishesk Wesolovicz e João Wesselovicz. Teve uma infância difícil, pois perdeu seu pai aos quatro anos de idade. Único filho homem, ajudou a mãe a cuidar de suas cinco irmãs.

Estudou até o ginásio e, quando jovem, fez cursos de detetive e fotógrafo. Montou um foto na cidade de Paulo Frontin, onde trabalhou por algum tempo.


Teodósio Wesselovicz aparece à esquerda, de uniforme de garçom

Em 1951, trabalhou no Foto Dulka em Curitiba. Mudou-se para a cidade de Maringá no ano de 1953, onde atuou como garçom no Grande Hotel Maringá. Foi lá que conheceu Anézia de Souza, também funcionária do estabelecimento, com quem se casou em 8 de novembro de 1958. Tiveram três filhos: Eduardo, Denise e Flávia Wesselovicz.

Na sua profissão, Teodósio Wesselovicz procurou se aperfeiçoar, fazendo cursos no SENAC. Foi promovido para metre, função que desempenhou por muitos anos no Indaiá Hotel e no Restaurante GUD. Também esteve presente como garçom ou metre em muitos eventos promovidos pelo Lions Club, Rotary , Prefeitura e Câmara Municipal de Maringá. 


Teodósio Wesselovicz está à direita, no Restaurante GUD

Em junho de 1998, recebeu do Poder Legislativo de Maringá uma Homenagem Honorifica, por ser pioneiro no serviço de atendimento. Reconhecimento relevante à contribuição prestada no ramo de sua atividade e à formação e progresso do município.

Foi também um dos fundadores e presidente do Clube Ucraniano de Maringá (União Agrícola Instrutiva) na década de 1960. Participante ativo da Comunidade Ucraniana em Maringá, empenhou-se na edificação da Igreja São Pedro e São Paulo, localizada na Rua Mém de Sá, onde por muitos anos participou do coral e atuou como Diácono, ajudando nas celebrações de missas, organização de casamentos e eventos festivos.

No interior da Igreja São Pedro e São Paulo

No dia 14 de junho de 2014, aos 80 anos de idade, faleceu devido a problemas de saúde.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / Acervo Família Wesselovicz / Contribuições de Flávia Wesselovicz e Luiz Guilherme Schincariol



Foram encontrado(s) 1 registros relacionados ao pioneiro Teodósio Wesselovicz
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.