Família Maia no dia do batizado - Década de 1940

1940


Registro do dia do batizado de Sérgio Amilcar, realizado na Capela Santa Cruz, no Maringá Velho. Possivelmente, a imagem date do final da década de 1940.

Da esquerda para a direita aparecem Luzia Braga, Dirce de Aguiar Maia com o filho Sérgio nos braços, junto de seu marido, Aníbal Goulart Maia, que segura a filha Elizabeth pela mão. 

Temido, embora intelectual, Aníbal Goulart Maia seria o responsável por ordenar o atentado contra o segundo prefeito de Maringá, Américo Dias Ferraz, anos depois, em dezembro de 1956. Em resposta, a população incendiaria a sua residência. 

Nascida em Macaé, no Rio de Janeiro, Dirce de Aguiar Maia chegou a Maringá junto dos pais em 1944.

Pouco tempo depois, alguns empresários locais, apoiados pelo município de Apucarana - a qual Maringá estava vinculada sob categoria de patrimônio em 1946 - organizaram o primeiro espaço que passaria a sediar uma precária escola. O educandário, que ficou conhecido como "Casa Escolar", passou a ser comandado por Dirce de Aguiar Maia, que tinha formação no Curso Secundário. Mais tarde, o nome do estabelecimento foi alterado para "Escola Isolada do Maringá Velho".

Dirce também participou da Diretoria do Posto de Puericultura e Clube da Amizade de Maringá. Pediu sua exoneração do Magistério em 1951, indo residir em Londrina. Mas, depois de 3 anos, retomou à sua querida Maringá, onde foi nomeada por decreto do governo, Escrivã Civil do 2° Ofício, acumulando as funções de Escrivã de Família, Falências, Concordatas, Menores e Provedoria, e Escrivã da Paz, na sede da Comarca de Maringá.

Em 1970, foi homenageada pela Secretaria de Educação, que criou o Estabelecimento de Ensino com seu nome “Professora Dirce de Aguiar Maia”. E, em 1975, recebeu homenagem do Poder Público de Maringá, durante a gestão do prefeito Sílvio Magalhães Barros, como primeira professora e diretora da cidade.

Tendo se mudado para Curitiba ainda em 1957, Dirceu de Aguiar Maia foi secretária do Conselho Deliberativo da Associação Feminina da Criança Excepcional (AFECE) e secretária da Sociedade Beneficente das Senhoras Sírio-Libanesas do Paraná.

Dona Dirce, como ficou conhecida, faleceu com 91 anos em 19 de dezembro de 2012.

Fonte: Acervo Maringá Histórica / O Diário do Norte do Paraná / Acervo Iza Zilli.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.